México: propõem proibir a morte de touros em touradas.

Más leídas

A proposta da prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, para proibir o maltrato e a morte dos touros nas touradas reacendeu a confrontação entre defensores dos direitos dos animais e os setores empresariais taurinos. A iniciativa, que será debatida no Congresso local, busca transformar esses espetáculos em eventos “livres de violência”.

Brugada apresentou sua proposta garantindo que “o espetáculo de sangue não pode ser justificado sob nenhum conceito de arte ou tradição” e propôs que a evolução dos direitos deve prevalecer sobre costumes arraigados. Sua iniciativa contempla a proibição da morte dos touros dentro e fora da arena, bem como o uso de objetos pontiagudos que lhes causem ferimentos ou sofrimento. Além disso, propõe-se limitar a duração das touradas a um máximo de 10 minutos.

O setor taurino reagiu imediatamente e anunciou que, caso a medida seja aprovada, recorrerá às instâncias legais para detê-la. José Saborit, diretor da Tauromaquia Mexicana, criticou a falta de diálogo com os empresários e aficionados, e classificou a iniciativa como “uma imposição moral de um pequeno setor da população”. Além disso, argumentou que a proibição não “salva os touros”, uma vez que de qualquer forma “o animal vai morrer” e será destinado ao consumo humano.

A morte de touros nas touradas, gerou debate

O debate sobre as touradas no México não é novo, pois gerou uma série de disputas legais nos últimos anos. Embora a atividade ainda seja permitida em grande parte do país, estados como Sinaloa, Guerrero, Coahuila e Quintana Roo implementaram restrições ou proibições. Os defensores da “festa brava” argumentam que a proibição afetaria a economia do setor, colocando em risco milhares de empregos. Segundo a Associação Nacional de Criadores do Touros de Lide no México, a indústria taurina gera mais de 80.000 empregos diretos e 146.000 indiretos.

Em meio à controvérsia, a presidente Claudia Sheinbaum expressou seu apoio à continuidade das touradas, mas propôs a necessidade de buscar alternativas para reduzir o maltrato animal. “Devemos encontrar um esquema onde não haja morte nem sofrimento”, declarou. A discussão continuará nos próximos dias no Congresso local, onde será definido o futuro das touradas na capital mexicana.

Tourada, uma tradição tão antiga quanto prejudicial

A tourada é um espetáculo originado na Espanha no século XII e que vem da tauromaquia, a arte de lidar com touros. Seus antecedentes remontam à Idade do Bronze, quando os romanos celebravam a festa dos touros em honra ao seu deus Sol. Naquela época, Júlio César introduziu as celebrações das festas com touros na antiga Roma e a nobreza monopolizou as touradas durante a Idade Média.

Consequências 

  • As touradas foram alvo de críticas pelo tratamento dado aos animais.
  • Alguns ativistas e defensores dos animais protestam contra as touradas.
  • Algumas cidades ao redor do mundo se declararam anti-touradas.
  • Outras localidades pararam de matar o touro, mas as touradas continuam.

Considerações

  • As touradas são um espetáculo de massas muito antigo e um dos mais antigos do mundo.
  • A tourada é uma tradição muito enraizada na Espanha.

Fonte: AP.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Este inverno poderá ser o mais frio dos últimos 60 anos?

No Brasil, o inverno está se aproximando e os especialistas fizeram fortes advertências sobre o impacto das mudanças climáticas. Poderia...

Noticias relacionadas