Frente a um dos piores desastres que Valencia e Espanha contam já na sua história, com o passar dos dias a ajuda e os esforços para recompor os danos começam a chegar.
Também os animais vítimas da Dana são destinatários de colaborações e ajudas que chegam de todo o país. Como está a situação e o que pedem os refúgios e cuidadores.
A catastrófica Dana
A tempestade chegou provocada pela mudança climática e desencadeou uma tragédia inimaginável até aquele dia. Ceifou a vida de, pelo menos, 200 pessoas, e deixou danos praticamente irreparáveis também a nível material.
Apresentaram-se chuvas torrenciais e tempestades que causaram inundações em várias localidades, e também deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.
Animais vítimas da Dana: o que ocorre agora
🐶Esta rehala de perros de caza en Aldaia (Valencia) fue arrasada por la DANA.
— PACMA (@PartidoPACMA) November 5, 2024
💀Al menos cuatro perros murieron y otros tantos están desaparecidos.
❌La típica e imprudente práctica que tiene el colectivo de cazadores de construir zulos y cheniles para animales en medio de… pic.twitter.com/qfjcurbijW
No meio do caos e da desesperação que provocou semelhante desastre, também pereceram e sofreram durante estes dias de terror uma quantidade incalculável de animais.
As inundações pela chuva transbordaram rios, alagaram refúgios e afetaram um número indeterminado de animais.
Diante da falta de protocolos de atuação e da inatividade que denunciam das administrações, as pessoas começaram a evacuar os animais e colaborar com as entidades de proteção.
Circularam imagens extremamente tristes dos refúgios que, em muitos casos, também ficaram destruídos. Muitos conseguiram colocar os animais a salvo, segundo divulgaram, mas muitos outros ainda precisam de ajuda.
O pedido do colégio de veterinários
Com o intuito de ajudar seus colegas e os animais afetados por esta catástrofe, desde o Ilustre Colégio Oficial de Veterinários de Valencia (ICOVV), por exemplo, fizeram um apelo à solidariedade.
Os animais vítimas da Dana.“Qualquer ajuda pode fazer a diferença“, asseguram em sua página web. “Desde a doação de material veterinário e de escritório até contribuições econômicas destinadas à recuperação dos centros afetados”, pedem.
Nesta linha, o ICOVV informou à população das distintas formas de enviar apoio e encarregar-se da gestão do mesmo, até a elaboração de um lista de centros para ajudar animais afetados pela Dana. Desde oferecer apoio psicológico e recomendações na hora de reclamar à seguradora.
Dana na Espanha: os refúgios vítimas em Valencia
Aldaia. CENCAVAL. Residência canina Valencia
Aldaia. SOS Podenco Rescue
Alfafar/Benetússer. Associação Karma Felino
Algimia de Alfara. Os filhos do vento
Benaguasil. Ajuda a cães entre amigos
Carlet. Protetora Modepran
Carlet. Mini santuário Dream
Carlet. Darna Animal Rescue
Cheste. Fundação Jadoul Mais queCães
Cullera. Conexão felina Cullera
Cullera. Rescue & Love Cullera
Riba-roja de Túria. Associação Gatos de Riba-roja de Túria
Sueca. O refúgio de María
Torrent. Pegadas encontradas
Valencia. Refúgio O Jardinet de L’Estació
Valencia. Refúgio Minipow
Valencia. El Sindigato