Santa Fe aposta na conservação: com 460 animais selvagens resgatados, registra um recorde de liberações

Nos primeiros dez meses de 2025, Santa Fe concretizou a liberação de 460 animais silvestres em uma aposta na conservação da fauna.

A maioria destes foram resgatados de situações de mascoteamento e tráfico ilegal.

O número reflete uma política sustentada de resgate e reinserção que devolve espécies nativas aos seus habitats naturais.

Do total de exemplares liberados, 392 foram aves, 61 mamíferos e 7 répteis.

Todos haviam sido recuperados pela Direção de Manejo Sustentável de Fauna, em colaboração com a Guarda Rural da Polícia de Santa Fe, após denúncias de posse indevida.

“Trata-se de uma ação programática vinculada a uma estratégia provincial sustentada de resgate, reabilitação e reinserção de fauna”, afirmou Enrique Estévez, ministro do Meio Ambiente e Mudança Climática de Santa Fe.

O funcionário destacou que isso “reflete o compromisso da gestão do governador Maximiliano Pullaro e da vice-governadora Gisela Scaglia com a defesa e preservação da biodiversidade santafesina“.

Santa Fe aposta na conservação: o processo de resgate e reabilitação

Os animais silvestres resgatados ingressam no Centro de Resgate, Pesquisa e Interpretação de Fauna Silvestre “La Esmeralda”, localizado na cidade de Santa Fe.

Lá, passam por um processo rigoroso que inclui revisão veterinária inicial, quarentena, recuperação e avaliação etológica.

Somente após cumprir essas etapas, os exemplares são reinseridos em ambientes naturais apropriados como reservas naturais e áreas protegidas.

A tarefa é executada com o acompanhamento de atores territoriais e instituições científicas.

Maio registrou o maior número de liberações do ano, com 221 animais reinseridos, em sua maioria aves canoras recuperadas do comércio ilegal.

Também se destacam intervenções com mamíferos como capivaras, gambás, quatis e macacos-prego.

Fauna silvestre Santa Fe

Caso emblemático: o resgate de um lobo-guará

Um dos resgates mais significativos foi o de um lobo-guará juvenil encontrado na cidade de Coronda.

Após receber atendimento veterinário especializado em La Esmeralda, o exemplar foi reinserido na Reserva Natural “El Fisco”, no departamento San Cristóbal.

O operativo incluiu a colocação de um colar de telemetria que permitirá monitorar seus deslocamentos e gerar informações chave para a proteção desta espécie, declarada Monumento Natural pela Lei Provincial N.º 12.182.

“A recuperação e liberação deste lobo-guará reflete o caminho que estamos trilhando: construir um modelo de conservação ativa, com ciência, compromisso ambiental e respeito pela biodiversidade”, expressou Estévez.

Santa Fe: a transformação de La Esmeralda para a conservação

O Centro La Esmeralda passa por um processo de transformação institucional profundo.

O objetivo é consolidá-lo como um espaço público dedicado à atenção, recuperação e reabilitação de fauna silvestre, à geração de conhecimento científico e à educação ambiental.

Essa mudança representa uma evolução em relação ao papel histórico do local, que funcionou durante décadas como uma estação zoológica com enfoque recreativo.

Hoje, projeta-se como um centro moderno que articula ciência, tecnologia e compromisso ambiental na conservação da biodiversidade santafesina.

O centro desenvolve atualmente diversas linhas de trabalho:

  • atendimento veterinário especializado;
  • reinserção de exemplares;
  • articulação com universidades, outros centros de fauna e governos locais;
  • desenvolvimento de estratégias de conservação de longo prazo.

Estévez sublinhou que “a biodiversidade não é um conceito abstrato: é parte do tecido que sustenta a vida em nossos territórios”.

E reforçou: “Esses números representam que, como sociedade, podemos reverter danos e proteger nossa biodiversidade“.

O Ministério lembra que, em qualquer caso de posse ilegal de fauna silvestre ou situações de mascoteamento, as denúncias devem ser feitas ao 911, canal que permite ativar o protocolo de intervenção com as forças de segurança e equipes técnicas.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...

Corrientes celebra o nascimento do jaguar número 50 em liberdade, um retorno histórico no Parque Nacional Iberá

A Fundação Rewilding Argentina anunciou o nascimento de um...