Cirurgia inovadora no Uruguai: um cão com marca-passo na Faculdade de Veterinária.

Más leídas

Um cão com marca-passo, um marco na Faculdade de Veterinária da Universidade da República realizou a primeira cirurgia no Uruguai na qual foi implantado um marca-passo em um cão.

A intervenção foi realizada em Policarpo, um cão de 13 anos que sofria de uma grave doença cardíaca que ameaçava sua vida e agora poderá desfrutar de uma vida mais saudável.

Policarpo, inicialmente diagnosticado com uma afecção cardíaca que impedia o correto bombeamento de sangue, começou a ter quedas frequentes e perda de equilíbrio.

Sua dona, Paula, estudante de medicina veterinária, o levou ao veterinário, onde foi descoberto que ele tinha um bloqueio atrioventricular de terceiro grau, uma condição potencialmente fatal. Até aquele momento, não existia no Uruguai um tratamento viável para esta condição em animais.

Ciente da gravidade do caso, Paula apresentou o diagnóstico ao doutor Alejandro Benech, professor da Faculdade de Veterinária, que, juntamente com uma equipe de profissionais, decidiu implantar um marca-passo.

É um marco, pois nunca havia sido realizado este procedimento em um cão com marca-passo, embora seja comum em humanos, nunca havia sido feito em cães no Uruguai devido ao alto custo do dispositivo e aos desafios técnicos.

O cardiologista responsável pela intervenção, o doutor Alejandro Cuesta, que normalmente trata seres humanos, aceitou o desafio de operar um animal de estimação. Embora a técnica cirúrgica tenha sido semelhante à utilizada em pessoas, adaptar-se às particularidades anatômicas do cão exigiu preparação e pesquisa prévias.

A cirurgia foi um sucesso, conseguindo que fosse o primeiro cão com marca-passo e que funcionasse corretamente, estabelecendo uma frequência cardíaca de 100 batimentos por minuto. A dona de Policarpo, agradecida, expressou que seu animal de estimação apresentou uma melhora notável, voltando a ser o cão ativo e alegre que era antes da doença.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Bali “livre” de plástico: reforça regulamentos para 2027

Será que Bali livre de plásticos até 2027? A questão surge das recentes regulamentações impostas na ilha mais turística...

Noticias relacionadas