Como promover a entrada de mais mulheres e meninas no campo da ciência?

Más leídas

Muitas pessoas não sabem que existe o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na área da Ciência. Trata-se de um momento que busca aumentar a acessibilidade à educação científica e tecnológica, com o objetivo de melhorar a posição social feminina no mundo.

Embora o progresso tenha sido evidente, a criação de novas oportunidades para meninas e mulheres não é suficiente para aumentar a sua representação no campo da ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

Uma solução é esta plataforma educativa de aulas de matemática, que permite que tanto mulheres quanto meninas recebam a educação necessária nessa área. Isso estimula a sua participação no campo e permite obter uma compreensão maior sobre certos temas abordados pela ciência.

Por exemplo, as mudanças climáticas e outros desafios globais podem ser abordados de maneira mais eficaz. Já que a participação feminina contribui para o desenvolvimento de alternativas eficazes contra a ameaça climática.

A UNESCO e sua estimativa sobre a participação feminina na ciência

A UNESCO sugeriu que apenas 35% dos estudantes matriculados em áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia são mulheres. É necessário garantir o equilíbrio entre ambos os sexos para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU, além de cumprir o estipulado na agenda 2030 para que ninguém fique para trás.

Patricia Espinosa, Secretária Executiva da ONU, mencionou que ao longo dos anos, as mulheres têm feito importantes contribuições para o mundo da ciência. Por exemplo, a astrônoma Hipátia, do século IX, até Maryam Mirzakhani, uma iraniana especialista em matemática, também médica, cientista e química farmacêutica chinesa, que descobriu a artemisinina antimalárica. Esses fatos têm demonstrado que as mulheres têm um papel fundamental na ciência e podem contribuir para tornar o mundo cada vez melhor, continua dizendo Patricia.

Porém, as mulheres e meninas ainda não têm uma representação chave na ciência, privando a humanidade desse catalisador natural para formar um futuro melhor. O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência não deve apenas celebrar conquistas, mas oferecer soluções para contribuir com a participação feminina.

Índices de participação feminina em nível global

Após uma análise realizada em 14 países, a possibilidade de que estudantes femininas se formem em uma carreira de mestrado, graduação e doutorado na área da ciência é de 8%, 18% e 2%, respectivamente. Por outro lado, a população masculina possui 18%, 37% e 6%.

A participação feminina na ciência deve ser equitativa para que consigam desempenhar um papel vital durante as pesquisas, aumentando a quantidade de cientistas talentosos existentes no mundo e proporcionando melhores perspectivas.

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, indicou que é crucial tomar as medidas necessárias para deixar de lado os estereótipos e julgamentos que representam desafios para as mulheres. É vital apoiar as mulheres e meninas para que possam desenvolver seu potencial no campo científico, elas precisam disso, assim como o mundo, especialmente se quisermos alcançar o desenvolvimento sustentável, continua dizendo António.

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Oficial: 2025 é o Ano Internacional da Conservação dos Glaciares

A Organização das Nações Unidas (ONU) oficialmente declarou 2025 como o "Ano Internacional da Conservação dos Glaciares". Além disso,...

Noticias relacionadas