Cada vez mais países estão apostando nas energias renováveis, como Noruega, Nova Zelândia, Islândia, Costa Rica, Butão, Paraguai e Islândia. Essas nações funcionam com 100% de energia renovável ou estão próximas disso. Embora sejam países pouco povoados, também possuem abundantes recursos naturais.
Esses países geram eletricidade a partir de fontes renováveis tradicionais, como a energia hidrelétrica, bem como a energia geotérmica de primeira geração. Isso os diferencia do restante das nações do mundo que não possuem recursos hídricos ou geotérmicos abundantes.
No entanto, 10 novos países estão trabalhando para gerar mais de dois terços de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, graças ao seu compromisso com a energia variável.
De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), as energias renováveis representarão cerca da metade da geração global de eletricidade até 2030, enquanto atualmente representam apenas 30%, o que seria um salto enorme em cinco anos.
Quais são os países líderes na transição para as energias renováveis?
As energias renováveis, principalmente eólica e solar, estão cada vez mais presentes em diferentes países, incluindo Dinamarca, que se destaca como líder nessa corrida, esperando-se que até o final da década sua energia seja 100% renovável. Durante os primeiros meses deste ano, 72% da eletricidade do país veio do vento e do sol, enquanto 10% foi gerado a partir da bioenergia, ou seja, da transformação da biomassa.
Outros países em destaque nessa corrida são Portugal, Grécia, Países Baixos, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Irlanda, que avançam rapidamente em direção à mudança energética, onde o vento e o sol são protagonistas. De fato, Portugal se destaca como o favorito desses países europeus, prevendo-se que até 2030, 90% de sua eletricidade será proveniente de fontes renováveis. Até mesmo a França está caminhando em direção a uma energia livre de carbono, embora sua infraestrutura se baseie principalmente na energia nuclear, tornando-a não renovável.
Enquanto isso, no continente sul-americano, os países em destaque são Chile, com seus avanços na energia solar e eólica, juntamente com o Uruguai, que operou com 100% de energia renovável nos últimos meses, graças às suas centrais hidrelétricas e aos recentes investimentos em geradores eólicos, solares e de biomassa.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!