O impacto ambiental dos conflitos armados e o desafio da recuperação sustentável

Más leídas

O impacto ambiental deixado por um conflito armado é devastador. Seja por atos deliberados de destruição, danos colaterais ou devido ao enfraquecimento da governança ambiental nesses momentos.

Em alguns casos, os conflitos afetam infraestruturas e recursos naturais essenciais, o que pode ter efeitos prolongados para as pessoas e para o planeta em geral.

Nesse sentido, e no âmbito do Dia para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerra e Conflitos Armados, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente enviou uma mensagem contundente.

O impacto ambiental do conflito armado

“Esses impactos ambientais diretos e indiretos degradam os ecossistemas, agravam a perda de biodiversidade, ameaçam a saúde pública e minam os meios de subsistência”, destacou o Programa.

Por isso, a gestão das sequelas requer um planejamento cuidadoso e esforços coordenados que garantam uma recuperação sustentável, protegendo tanto as pessoas quanto o planeta.

Para alcançar esses objetivos, “os líderes mundiais e todos devem fazer o que estiver ao seu alcance para proteger o planeta dos efeitos nocivos da guerra sobre a humanidade”.

“O PNUMA apoia os países para se prepararem e se recuperarem das consequências ambientais dos conflitos e crises”, declararam.

O impacto ambiental devastador da guerra em Gaza

guerra gaza
A guerra em Gaza e suas consequências devastadoras. (Foto: EFE)

A guerra na Faixa de Gaza parece não ter fim e suas consequências são trágicas em todos os sentidos, com organizações humanitárias internacionais alertando constantemente.

Agora, também foi confirmado o impacto ambiental devastador trazido pelo conflito armado.

Foram alcançados níveis de emergência sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial, alertaram as organizações. Mais de 40.000 pessoas mortas, milhões de deslocados, infraestruturas demolidas, falta de alimentos e água.

Os constantes ataques afetaram os meios de subsistência, a saúde pública, o saneamento, a educação e também o ambiente.

Você já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Pensar no outro: proposta acessível de trekking no Aconcágua para pessoas com deficiência.

Um grupo de 20 pessoas participou de uma proposta original de trekking acessível no Parque Provincial Aconcágua. Utilizando um monociclo...

Noticias relacionadas