A reconhecida marca suíça de calçado desportivo On, com Roger Federer como embaixador, lidera uma aliança na cadeia de produção para transformar resíduos de carbono em solas de tênis de alto desempenho.
Este projeto pioneiro é desenvolvido em colaboração com as empresas LanzaTech e Borealis.
Atualmente, os tênis produzidos por meio desta tecnologia possuem uma pegada de carbono negativa.
Além disso, prevê-se que outros componentes do calçado também serão fabricados sob esta metodologia no futuro, promovendo um maior nível de sustentabilidade.
O processo por trás do CleanCloud
O método CleanCloud começa com a captura de emissões de carbono em plantas industriais antes de chegarem à atmosfera. Este passo é realizado pela LanzaTech, usando uma técnica que captura o monóxido de carbono gerado em instalações como siderúrgicas e aterros sanitários.
Posteriormente, essas emissões passam por um processo de fermentação especializado. Nesta etapa, bactérias selecionadas transformam o dióxido de carbono em etanol líquido, utilizando um processo natural semelhante ao empregado na produção de cerveja tradicional.
A partir do etanol, é feita a sua desidratação para convertê-lo em etileno. Borealis, uma empresa líder em plásticos avançados e soluções sustentáveis, é responsável por polimerizar esse composto em EVA (etileno vinil acetato), um material ultraleve e versátil com o qual é produzida a espuma CleanCloud, ideal para a amortização dos tênis.

Sustentabilidade e desempenho unidos
Um porta-voz afirmou em um comunicado divulgado pela empresa: “A espuma EVA já era fundamental para melhorar a amortização dos nossos tênis desportivos. Agora, com o CleanCloud, elevamos este desempenho a um novo nível, alinhando-nos com os nossos valores de sustentabilidade. Planeamos implementá-lo em outras partes do calçado e em futuros produtos”.
A On já possui a linha Cyclon, conhecida por oferecer tênis de corrida de alto desempenho completamente recicláveis através de um sistema de subscrição.
Este modelo de calçado gera 50% menos emissões de dióxido de carbono do que os tênis convencionais e reduz em 90% os resíduos gerados, estabelecendo um novo padrão na indústria.
As vantagens dos tênis sustentáveis
Os tênis sustentáveis oferecem múltiplas vantagens, destacando o seu impacto positivo no meio ambiente devido ao uso de materiais reciclados e biodegradáveis na sua produção e design, reduzindo assim a quantidade de resíduos e minimizando a poluição.
Além disso, a produção deste tipo de calçado geralmente requer menos energia e água, diminuindo assim a pegada de carbono. Do ponto de vista do consumidor, os tênis sustentáveis são duráveis e seguros, evitando produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, promover o uso deste tipo de calçado incentiva uma economia mais circular e responsável, contribuindo para o bem-estar do planeta.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve!