A fibra dietética é encontrada principalmente em frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas. Sua capacidade mais conhecida é prevenir ou aliviar a constipação. Mas não é o único benefício que proporciona à saúde. A fibra reduz o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e algumas leguminosas podem prevenir o câncer.
Importância de Consumir Fibra
É fundamental selecionar e consumir alimentos ricos em fibra. A fibra dietética inclui as partes dos alimentos vegetais que o corpo não pode digerir ou absorver. Ao contrário das gorduras, carboidratos ou proteínas, a fibra não é digerida pelo organismo, passando intacta pelo estômago, intestino delgado e cólon. Ela é dividida em solúvel, se dissolve em água, ou insolúvel, se não se dissolve.
Leguminosas e seu Consumo
De acordo com o relatório ANIBES da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), seu consumo está diminuindo, com uma redução de 5,3% nas vendas em 2022. As mais consumidas são os grãos-de-bico, as lentilhas ou os feijões, sendo estes últimos os que têm mais gramas de fibra por cada 100 gramas, com 25,4. Um prato de feijões cobriria o consumo diário recomendado de fibra.
Propriedades dos Feijões
Os feijões são alimentos com baixo teor de gordura e alto em proteína de origem vegetal. Além de serem uma fonte de fibra, são ricos em vitaminas e minerais, como cálcio, selênio, ferro, magnésio, zinco, potássio, fósforo, tiamina, niacina e vitamina B.
Entre os benefícios do consumo de fibra estão: normalizar as evacuações, manter a saúde intestinal, reduzir os níveis de colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue e manter um peso saudável.
As Leguminosas e a Redução do Risco de Câncer
A World Cancer Research Foundation assegura que os alimentos ricos em fibra podem reduzir o risco de câncer colorretal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também afirma que o consumo adequado de fibra reduz o risco de mortalidade por qualquer causa entre 15% e 30%.
Já conhece o nosso canal do YouTube? Inscreva-se!