A Justiça proibiu os Estados Unidos de cancelar subsídios para projetos climáticos.

Más leídas

Apesar das intenções do Governo dos Estados Unidos, uma juíza federal proibiu o cancelamento de subsídios para projetos climáticos.

Trata-se de um golpe para a Agência de Proteção Ambiental (EPA), que argumenta que o programa pelo qual os fundos são concedidos está “cheio de má gestão financeira”.

Os subsídios para projetos climáticos devem continuar nos EUA

A juíza federal Tanya Chutkan decidiu a favor da continuidade dos contratos de várias organizações sem fins lucrativos que receberam bilhões de dólares para o chamado “banco verde”.

Essa entidade foi criada para financiar projetos de energia limpa e amigáveis ao meio ambiente. A Justiça considerou que eles não podem ser cancelados e que as organizações devem ter acesso a parte do dinheiro congelado.

É um golpe para as políticas promovidas pelo presidente Donald Trump, que argumenta que o programa está sob uma “má gestão financeira”.

O processo judicial

A decisão de Chutkan na terça à noite foi uma resposta a uma ação movida pela organização Climate United Fund, juntamente com outras.

A acusação afirma que a EPA, o administrador Lee Zeldin e o Citibank, que detinha o dinheiro dos subsídios, bloquearam ilegalmente os fundos concedidos no ano passado. E assim, “colocavam em risco as operações das organizações”.

japão energia eolica O programa foi criado para financiar projetos climáticos.

Chutkan afirmou que o Citibank deve disponibilizar o dinheiro devido às organizações sem fins lucrativos antes que a EPA congelasse suas contas em meados de fevereiro. Também foi informado que a EPA recorreu imediatamente dessa decisão.

“Isto nos dá a oportunidade de respirar depois que a EPA, de forma ilegal e sem o devido processo, cancelou as alocações e bloqueou o acesso aos fundos estipulados pelo Congresso e estabelecidos por lei”, disse Beth Bafford, CEO da Climate United.

O que é o “banco verde”

O Fundo de Redução de Gases de Efeito Estufa, comumente conhecido como “banco verde”, foi autorizado pela Lei de Redução de Inflação de 2022. Foi estabelecido durante o mandato do ex-presidente democrata Joe Biden.

Seus objetivos são contrários à posição do governo de Trump em relação à questão climática.

Por esse motivo, segundo a AP, Zeldin rapidamente transformou o banco em um alvo. Assim, caracterizou os 20 bilhões de dólares em subsídios como uma fraude de “barra de ouro”. Além disso, disse que estava manchada por conflitos de interesse e possível fraude.

Um promotor federal renunciou depois de ser solicitado a abrir uma investigação criminal, dizendo que não havia evidências suficientes para prosseguir. O FBI e o Departamento do Tesouro, em coordenação com a EPA, pressionaram o Citibank para congelar os subsídios, o que foi concretizado, segundo as organizações sem fins lucrativos.

Maltrato animal As políticas da administração Trump.

No mês passado, Zeldin anunciou o cancelamento dos subsídios. Chutkan interrompeu essa medida, dizendo que o governo não forneceu evidências significativas de irregularidades.

Mas a administração republicana, em um documento recente, afirmou que tinha permissão para cancelar os contratos com base em preocupações de supervisão e mudanças de prioridades.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas