Apesar das intenções do Governo dos Estados Unidos, uma juíza federal proibiu o cancelamento de subsídios para projetos climáticos.
Trata-se de um golpe para a Agência de Proteção Ambiental (EPA), que argumenta que o programa pelo qual os fundos são concedidos está “cheio de má gestão financeira”.
Os subsídios para projetos climáticos devem continuar nos EUA
A juíza federal Tanya Chutkan decidiu a favor da continuidade dos contratos de várias organizações sem fins lucrativos que receberam bilhões de dólares para o chamado “banco verde”.
Essa entidade foi criada para financiar projetos de energia limpa e amigáveis ao meio ambiente. A Justiça considerou que eles não podem ser cancelados e que as organizações devem ter acesso a parte do dinheiro congelado.
É um golpe para as políticas promovidas pelo presidente Donald Trump, que argumenta que o programa está sob uma “má gestão financeira”.
O processo judicial
A decisão de Chutkan na terça à noite foi uma resposta a uma ação movida pela organização Climate United Fund, juntamente com outras.
A acusação afirma que a EPA, o administrador Lee Zeldin e o Citibank, que detinha o dinheiro dos subsídios, bloquearam ilegalmente os fundos concedidos no ano passado. E assim, “colocavam em risco as operações das organizações”.
O programa foi criado para financiar projetos climáticos.
Chutkan afirmou que o Citibank deve disponibilizar o dinheiro devido às organizações sem fins lucrativos antes que a EPA congelasse suas contas em meados de fevereiro. Também foi informado que a EPA recorreu imediatamente dessa decisão.
“Isto nos dá a oportunidade de respirar depois que a EPA, de forma ilegal e sem o devido processo, cancelou as alocações e bloqueou o acesso aos fundos estipulados pelo Congresso e estabelecidos por lei”, disse Beth Bafford, CEO da Climate United.
O que é o “banco verde”
O Fundo de Redução de Gases de Efeito Estufa, comumente conhecido como “banco verde”, foi autorizado pela Lei de Redução de Inflação de 2022. Foi estabelecido durante o mandato do ex-presidente democrata Joe Biden.
Seus objetivos são contrários à posição do governo de Trump em relação à questão climática.
Por esse motivo, segundo a AP, Zeldin rapidamente transformou o banco em um alvo. Assim, caracterizou os 20 bilhões de dólares em subsídios como uma fraude de “barra de ouro”. Além disso, disse que estava manchada por conflitos de interesse e possível fraude.
Um promotor federal renunciou depois de ser solicitado a abrir uma investigação criminal, dizendo que não havia evidências suficientes para prosseguir. O FBI e o Departamento do Tesouro, em coordenação com a EPA, pressionaram o Citibank para congelar os subsídios, o que foi concretizado, segundo as organizações sem fins lucrativos.
As políticas da administração Trump.
No mês passado, Zeldin anunciou o cancelamento dos subsídios. Chutkan interrompeu essa medida, dizendo que o governo não forneceu evidências significativas de irregularidades.
Mas a administração republicana, em um documento recente, afirmou que tinha permissão para cancelar os contratos com base em preocupações de supervisão e mudanças de prioridades.