Jacarandás em flor: o encanto violeta que adorna Buenos Aires

Más leídas

Com o início de novembro, os jacarandás em flor começam a florescer nas ruas e espaços verdes da Cidade de Buenos Aires adornando a paisagem com uma beleza deslumbrante. No final do mês será a vez da tipa. Descubra onde estão os melhores corredores de ambas as espécies na Cidade.
Os bairros portenhos se enchem de cor durante o mês de novembro. Os jacarandás em flor e as tipas invadem as ruas de azul violeta e amarelo, oferecendo um espetáculo natural que se desdobra a cada ano nesta época, admirado tanto pelos moradores quanto pelos visitantes da capital. Nas primeiras semanas de novembro é a vez do jacarandá, e no final do mês as tipas portenhas começam a florescer.
“As árvores são um dos tesouros mais ricos que as cidades têm. No caso de Buenos Aires, o arborizado público urbano faz parte do patrimônio natural e cultural. Para nós, cuidar e preservar é uma política de Estado. Este ano, além disso, estamos adicionando muitos novos exemplares no plano de arborização que avança sem parar e de forma sustentada”, expressou Ignacio Baistrocchi, ministro do Espaço Público e Higiene Urbana.
De acordo com o último censo de arborização, a Cidade conta com 18.922 jacarandás: 13.872 nas calçadas e 5.050 nos espaços verdes. Os corredores com maior concentração de exemplares são a Av. Cabildo, Av. Del Libertador, Pierina Dealessi, Av. Córdoba, Av. Corrientes e Av. San Juan.
O jacarandá será a árvore mais plantada este ano, no âmbito do Plano de Arborização. Segundo o programa de plantações, até o final de 2024 a Cidade somará 3.704 jacarandás em suas ruas e parques, o que representa 20% do total a ser plantado pela prefeitura durante o ano.
As comunas 9, 12, 4 e 10 serão as comunas onde a maior quantidade de jacarandás será incorporada este ano, com 380 exemplares, 372, 371 e 322 respectivamente. Enquanto na comuna 1, os jacarandás a serem plantados representam 31% de todas as árvores que serão incorporadas nessa comuna.
Por sua vez, a Tipuana tipu, ou simplesmente tipa, é a sétima espécie mais frequente da arborização urbana portenha. Possui 14.847 exemplares, dos quais 9.330 estão nas calçadas e 5.517 nos espaços verdes portenhos. Seu florescimento – seguido da queda cadenciada de suas flores amarelas – é um dos espetáculos naturais mais belos que a Cidade de Buenos Aires oferece.
Elcano, Dorrego, Brasil, Amancio Alcorta, Melián e Figueroa Alcorta são as avenidas onde se pode apreciar melhor os corredores amarelos que começam a brotar no final de novembro. No entanto, a avenida Valentín Alsina, no coração do Parque Tres de Febrero, tem uma das melhores alinhamentos de tipas de toda a Cidade; e a Pedro Goyena é a que tem maior concentração, com 132 exemplares ao longo de 18 quarteirões.
Assim como o jacarandá em flor, a tipa é uma árvore que foi introduzida na Cidade por Carlos Thays; não é nativa desta região do país, mas sim do norte argentino. Suas flores são de um amarelo forte com tons alaranjados e brotam em grupos. Sua floração dura cerca de três semanas, sendo breve em comparação com a do jacarandá em flor, que dura cerca de quatro semanas.
Existe uma época do ano em que ocorre um fenômeno chamado “o choro das tipas”, que na realidade não é o choro da árvore, mas sim produzido por um percevejo chamado Percevejo da Espuma; que vive na folhagem e suga a seiva, passa pelo seu trato digestivo e forma uma espuma que, ao ser excretada, cai em forma de gotículas sem qualquer toxicidade.

O plano anual de arborização em detalhe

A plantação dos jacarandás em flor, nesta época, e das tipas ocorrem no âmbito do Plano de Arborização elaborado pela Subsecretaria de Gestão Comunitária, subordinada ao Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana da Cidade de Buenos Aires, que plantará 18.074 árvores novas em 2024. Do total, 15.000 estavam previstos no Plano Mestre de Arborização e 3.074 foram adicionados para mitigar o impacto da queda de árvores durante a tempestade de dezembro de 2023.
Na recomposição dos espaços verdes são empregadas 30 espécies diferentes de árvores, respeitando as que existiam anteriormente e de acordo com o tipo de paisagem originalmente projetada.
Algumas das espécies que estão sendo plantadas são: freixo dourado, crêpe, fotínia, visco, pata de vaca ou casco de boi, anacahuita, cedro missionário, ipê rosa, ameixeira de flor, jacarandá, liquidâmbar, tulipeiro, plátano, tília, ipeúna ou cássia-fístula, tipa, freixo americano, bordo prateado, entre outros.
As plantações começaram em maio e são realizadas tanto nos espaços verdes de todas as comunas portenhas quanto em canteiros localizados na via pública.
Para desenvolver este plano, foram adicionados 7.500 novos canteiros e foram levantados 6.131 canteiros vazios, além de serem adicionados 4.443 exemplares nos espaços verdes.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Colômbia: 85 animais são libertados em seu habitat natural.

Um total de 85 animais, entre aves, répteis e mamíferos, foram devolvidos ao seu habitat natural em uma jornada...

Noticias relacionadas