Santa Fé na vanguarda na proteção dos pântanos e seus ecossistemas ao regulamentar a lei.

Santa Fe torna-se a segunda província da Argentina a regulamentar uma lei-chave para a proteção dos humedais e ecossistemas associados, saldando uma dívida pendente de cinco anos.

O Governo da Província de Santa Fe aprovou a regulamentação da Lei N.º 13.932, uma normativa fundamental para a preservação, conservação, uso responsável e proteção dos humedais de Santa Fe.

Com esta medida, Santa Fe se posiciona como a segunda província do país, depois de Misiones, a contar com uma legislação específica e regulamentada para estes valiosos ecossistemas.

Enrique Estévez, ministro do Ambiente e Mudanças Climáticas, destacou a importância desta ação: “Os humedais são lar de centenas de espécies e refúgios de nossa flora e fauna. Além disso, cumprem funções essenciais para as pessoas, como regular os níveis de água e atuar como filtros naturais“.

Enrique Estevez, Ministro do Ambiente e Mudanças Climáticas Enrique Estevez, Ministro do Ambiente e Mudanças Climáticas[/caption>

Ferramentas Concretas para uma Gestão Integral

A regulamentação, elaborada pelo Ministério do Ambiente e Mudanças Climáticas, implementa ferramentas concretas para uma gestão integral dos humedais:

  • Criação do Inventário Provincial de Humedais: Este inventário permitirá identificar, classificar e caracterizar estes ecossistemas em diversas escalas e níveis de detalhe.
  • Expansão do Sistema de Áreas Naturais Protegidas: A província já avançou significativamente nesta política, incorporando mais de 1.100 hectares a esta rede no último ano. Iniciar-se-á o trabalho na consolidação de corredores biológicos e a inclusão de reservas privadas.
  • Implementação de um Plano de Monitoramento Ambiental: Este plano estabelecerá um sistema de avaliação contínua da qualidade da água, solo, flora e fauna, incorporando parâmetros químicos e biológicos para um acompanhamento preciso do estado dos humedais.

Humedales e ação climática na proteção dos humedais

A regulamentação integra os humedais nas estratégias provinciais de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, previstas na Lei N.º 14.019.

Esta iniciativa se articula também com os planos municipais de ordenamento ambiental territorial. Durante 2024, em coordenação com o Ministério do Governo e os municípios, avançou-se no planejamento urbano e periurbano em localidades dos departamentos General López e General Obligado, incorporando critérios de sustentabilidade e conservação.

Neste sentido, serão desenvolvidos planos de Ordenamento Ambiental Territorial que considerem a presença de humedais no desenho do uso do solo.

A autoridade provincial coordenará com municípios e comunas para definir critérios compatíveis com a sustentabilidade ecológica, priorizando formas de ocupação e produção respeitosas do ecossistema, e levando em conta a tipologia, extensão e estado dos humedais.

Educação ambiental e avaliação de projetos

A regulamentação também impulsiona a educação ambiental com o desenvolvimento de conteúdos específicos sobre humedais. Estes materiais estarão disponíveis no portal oficial da província para sua incorporação em programas educativos.

Finalmente, estabelece-se que todos os projetos suscetíveis de afetar o ambiente deverão apresentar seu Estudo Ambiental e obter a correspondente Viabilidade Ambiental, em conformidade com a Lei 11.717 e o Decreto 153/25.

Esta regulamentação representa um passo decisivo para garantir o cuidado de um dos patrimônios naturais mais valiosos de Santa Fe.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Greenpeace 2026: soluções para um futuro sustentável

No Dia Mundial do Meio Ambiente 2026, Greenpeace lança...

O governo da Cidade de Buenos Aires celebra os 40 anos da Reserva Ecológica da Costanera Sur

O governo da Cidade de Buenos Aires celebrará neste...

Protegem o carvalho Jurupa Oak de 13.000 anos na Califórnia

Um carvalho que se manteve de pé desde a...

Papua Nova Guiné protegerá 200.000 km² de oceano proibindo a pesca

Papua Nova Guiné deu um passo audacioso ao apresentar...