A Fundação Rewilding Argentina celebrou recentemente os resultados do projeto em El Impenetrable, que iniciaram há anos e hoje está dando frutos.
Trata-se de um trabalho realizado no território entre 2020 e 2023. Foram criados destinos turísticos com prestadores locais e desenvolvidos produtos com valores culturais e regenerativos.
“É possível transformar a economia de uma região mediante a criação de um destino turístico do zero, integrando ativamente as comunidades rurais isoladas”, expressaram.
Projeto em El Impenetrable: as chaves
“Graças a investimentos em infraestrutura e um sólido programa de capacitação destinado a desenvolver as capacidades dos habitantes locais”, o projeto impulsionou o turismo de natureza.
Adela Yvañez, uma das tecelãs do Impenetrable que vende suas artesanias. (Foto: Nicolás Heredia – Fundação Rewilding Argentina).
Segundo relatado pela fundação, eles receberam mais de 1700 visitantes por ano.
Foram geradas também, de acordo com o relatório “Promovendo uma nova economia restaurativa em El Impenetrable”, elaborado pela Rewilding, oportunidades econômicas para mais de 180 famílias empreendedoras.
“Seus rendimentos mensais já superam significativamente as prestações sociais estatais, mesmo nas primeiras etapas de implementação”, destacaram.
Este caso demonstra que a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico podem avançar juntos. “Beneficiando tanto as comunidades locais quanto os ecossistemas, e servindo como um modelo inspirador para outras regiões”.
Programa “Empreendedores por Natureza”
Para promover o desenvolvimento de uma Economia Regenerativa, a Fundação Rewilding Argentina implementa o programa “Empreendedores por Natureza”, cujo principal objetivo é capacitar empreendedores locais na criação de produtos e serviços ligados ao turismo de natureza.
Río Bermejo, El Impenetrable. (Foto: Doug Tompkins-Fundación Rewilding Argentina).
“Uma Economia Restaurativa baseia-se na criação de destinos turísticos geridos por prestadores locais e no desenvolvimento de produtos com valores culturais e regenerativos“, explicaram.
Enquanto em 2022 a receita total gerada pelos empreendedores foi de $ 278 milhões constantes de dezembro de 2024, em 2023 superou os $ 383 milhões.
Em termos de dólares livres, as receitas geradas pela comunidade aumentaram de $ 121.000 em 2022 para $ 160.200 dólares livres em 2023.
Como foi desenvolvida a oferta turística para o projeto em El Impenetrable
“O turismo de natureza oferece uma oportunidade única para gerar rendimentos significativos nas comunidades locais”, comentaram em relação a esse impulso.
“Principalmente através de serviços como alojamento, gastronomia, excursões, avistamento de fauna selvagem e transportes. Para aproveitar esse potencial, é essencial investir em uma infraestrutura adequada que sustente uma oferta turística sólida, sustentável e de qualidade”, destacaram.
Nesta linha, foram realizados investimentos:
• Trilhas e passarelas para caminhadas seguras e acessíveis.
• Sinalização que facilite a orientação dos visitantes.
• Centros de informação e visitantes, que funcionem como pontos de referência e aprendizagem.
• Praças comunitárias, que atuem como espaços de formação e locais onde os habitantes podem oferecer serviços e produtos aos turistas.
Nos primeiros quatro anos do projeto em El Impenetrable, graças aos esforços da Fundação Rewilding Argentina e do Instituto de Turismo da Província, foram realizados:
• 25 quilômetros de trilhas dentro do Parque
• 800 metros de passarelas
• Estabelecimento de estacionamentos para visitantes: 40
• Duas praças comunitárias nos Parajes La Armonía e Nueva Población.
• Construção da Escola Oficina de Turismo de Natureza, com hotelaria, cafeteria e loja no Paraje La Armonía, porta de entrada ao PNEI.
• Instalação de seis mirantes estratégicos para avistamento de fauna e paisagens.
A isso foram adicionadas praças de alojamento no parque.
Candido Molina mostra a lontra gigante esculpida em madeira. (Foto: Fundação Rewilding Argentina).
Gastronomia
“Paralelamente ao desenvolvimento da infraestrutura turística, foram realizados investimentos para fortalecer os empreendimentos gastronômicos locais, aproveitando as casas dos vizinhos como espaços-chave para oferecer produtos e experiências culinárias autênticas e únicas”, indica o relatório.
“Este enfoque não só promove a economia local, mas também realça a identidade cultural da região através da gastronomia”, explica.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!