Através do programa Comunidad Lomas Limpia, o Município de Lomas de Zamora elimina antigos lixões que produzem pontos de contaminação nos bairros e os transforma em novos espaços verdes com plantas nativas.
Operações recentes e transformação de antigos lixões
Uma das últimas operações foi realizada em Virgen de Itatí e Falucho, em Albertina, onde havia um microlixão onde os resíduos se acumulavam. Após a limpeza, as equipes plantaram árvores e colocaram estacas no solo para protegê-las.
Também renovaram as plantas dos canteiros e realizaram trabalhos de pintura nos muros ao redor.
No final do ano passado, também foram erradicados os lixões localizados em Celina Minetto e Camino Presidente Perón (Centenario); Falucho e Neuquén (Santa Marta); Presbítero Russo e San Blas (Temperley); Darwin e Pilar (Fiorito); Lattarico e Berutti (Banfield); e na rua Estrada, 700 (Lomas).
Impacto do lixo e medidas municipais
O lixo é o principal foco de doenças e proliferação de pragas. Também gera maus odores, impede a circulação e contamina os espaços públicos.
Uma das medidas implementadas pelo Município é que o lixo doméstico deve ser retirado de domingo a sexta, das 19h às 21h, com o objetivo de reduzir os níveis de contaminação ambiental e sanitária nas ruas.
Planejamento de operações e arborização
A partir do programa Comunidad Lomas Limpia, são planejadas operações simultâneas todos os dias que incluem a coleta de resíduos, corte de grama, varrição e recolhimento de galhos, montes e entulhos.
Enquanto o plano de arborização é realizado em espaços públicos, acessos e instituições para embelezar os bairros e continuar conscientizando os moradores sobre a importância de seu cuidado.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!