Como é a Ilha Paulino, onde é produzido o “Vinho da Costa”?

Más leídas

A cidade de Buenos Aires esconde inúmeros atrativos turísticos, alguns mais conhecidos que outros que, apesar de não serem populares, possuem uma beleza única. Este é o caso da Isla Paulino, um recanto natural localizado no delta do Rio da Prata, a apenas alguns quilômetros da costa de Berisso.

Este lugar, onde apenas cerca de 15 famílias vivem, capturou o interesse dos turistas por suas praias tranquilas e o encanto natural que transborda de suas paisagens. Este destino também é palco de uma das tradições mais populares da região: a elaboração do Vinho da Costa.

Nesta ilha, o vinho artesanal desempenha um papel importante, pois surgiu com as primeiras colônias de imigrantes italianos que chegaram a Berisso no século XX. Foram eles que trouxeram seus conhecimentos de viticultura, adaptando-se às particularidades do solo e clima da região.

Diferentemente dos vinhedos tradicionais, o Vinho da Costa se destaca por suas videiras plantadas nas zonas de áreas úmidas, com exposição à brisa do rio. Isso é o que confere ao vinho uma personalidade única e especial, com um toque levemente salgado e um perfil aromático especial, que não são mais do que um reflexo do ambiente em que crescem.

Como é a produção do Vinho da Costa na Isla Paulino?

Na Isla Paulino, os produtores locais organizam diferentes atividades para que os visitantes possam conhecer melhor como é o processo de produção. Durante o passeio, os turistas podem participar de degustações e conhecer a história das famílias que deram identidade ao Vinho da Costa.

Durante o mês de setembro, Berisso se veste de festa para celebrar a Festa Provincial do Vinho da Costa, um evento que homenageia essa herança cultural e as pessoas que trabalham na produção do vinho. Além de suas vinícolas, os turistas podem desfrutar das trilhas que permitem apreciar a biodiversidade e um riacho ideal para os amantes da natureza.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas