Para restaurar e proteger os ambientes naturais de Madrid, esta Comunidade Autônoma investirá mais de um milhão de euros. Especificamente, apontam para quatro espaços.
Graças a este projeto, no qual serão plantadas 1500 novas plantas autóctones, será possível recuperar a flora e fauna que foram danificadas pela extração de materiais de pedreiras.
A recuperação dos ambientes naturais de Madrid
A lâmina de água está inserida na Reserva da Biosfera da Bacia Alta do Rio Manzanares, além do Catálogo de Represas da região.
Restaurarão espaços verdes.
Trata-se de uma melhoria paisagística e ambiental que se une às localidades de Alpedrete, Rivas Vaciamadrid e Aranjuez.
A Comunidade de Madrid destinou cerca de 1,3 milhões de euros para restaurar quatro ambientes:
- Soto de las Cuevas (Aranjuez)
- A Lagoa de El Campillo (Rivas Vaciamadrid)
- As pedreiras de Alpedrete
- A dehesa de La Golondrina (Navacerrada).
O conselheiro de Meio Ambiente, Agricultura e Interior, Carlos Novillo, visitou o último espaço reabilitado, em uma montanha pública com uma rica biodiversidade.
Situa-se às margens da represa de Navacerrada e está incluído no Catálogo de Represas Protegidas da região, na Reserva da Biosfera da Bacia Alta do Rio Manzanares e no Plano de Ordenamento de Recursos Naturais da Serra de Guadarrama.
Na dehesa, uma antiga pedreira havia causado danos, além de deixar um depósito de resíduos e duas pequenas construções em mau estado. Especialistas do Governo regional empregaram neste processo a técnica de remodelação topográfica do terreno.
A importância das reservas e espaços naturais urbanos
As reservas naturais urbanas funcionam como oásis no meio das grandes cidades. São também espaços de conservação de espécies nativas, corredores migratórios e locais ideais para realizar atividades vinculadas à natureza. Um exemplo comum é a observação de aves.
A importância das reservas urbanas.
Também são os espaços escolhidos por muitas escolas e instituições para ministrar aos estudantes conteúdos de educação ambiental. As reservas são também um espaço educativo para toda a comunidade.
Entre vários pontos, podem aprender-se funções dos ecossistemas, a importância de diferenciar espécies nativas de exóticas e seus benefícios para o ambiente em geral.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!