Um vulcão entrou em erupção na Islândia nas últimas horas e mantém uma vila em suspense. Trata-se do localizado na península de Reykjanes, no sudoeste do país.
Esta é a sétima vez que entra em atividade desde quase um ano atrás, em dezembro do ano passado. Segundo as autoridades, não representa uma ameaça para a localidade próxima, Grindavík.
Vulcão em erupção na Islândia: previsões
A lava começou a jorrar de uma fissura na quarta-feira à noite na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia.
O escritório meteorológico local, que monitora a atividade sísmica, indicou que a erupção ocorreu às 23h14 e criou uma fissura de aproximadamente 3 quilômetros (1,8 milhas) de comprimento. No entanto, estimou que o fenômeno era consideravelmente menor que o anterior, registrado em agosto.
Embora a erupção não represente uma ameaça para a aviação, as autoridades alertaram para a presença de gases em partes da península, incluindo a vila próxima de Grindavík.
Esta vila de 3800 habitantes, localizada a cerca de 50 quilômetros (30 milhas) a sudoeste da capital, Reiquiavique, foi vítima de sucessivas erupções vulcânicas. Isso causou danos em infraestruturas e propriedades, e obrigou muitos residentes a se mudarem para garantir sua segurança.
As autoridades, desta vez, afirmaram que a nova erupção não representava uma ameaça para a localidade.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!