O Tribunal Correcional Nº 2 de Florencio Varela condenou por maus-tratos a um cão, a um cidadão que, em julho de 2024, inseriu um pau na garganta de seu cão. A sentença foi de 2 anos e 7 meses de prisão efetiva, devido a outros delitos anteriores, conforme informações judiciais.
A sentença foi proferida pela juíza Carolina Mingrone, que condenou em um julgamento abreviado a J.A.A. por vários fatos, incluindo o ocorrido em 21 de julho de 2024 (processo 1463), em que maltratou um cão, um mestiço macho tipo pitbull. A sentença foi assinada em 13 de março passado.
Na decisão, à qual este meio teve acesso, detalha-se que J.A.A. foi condenado a 11 meses e 15 dias de prisão e ao pagamento das custas do processo por atos de crueldade animal. Além disso, foi acusado de um roubo simples cometido em 12 de fevereiro de 2025 (processo 1568). Como parte da sentença, também foi revogada uma pena condicional de 1 ano e 8 meses de prisão que já tinha contra si desde 2023, em outro processo tramitado no mesmo tribunal.
Portanto, o Tribunal Correcional Nº 2 impôs uma pena única de 2 anos, 7 meses e 15 dias de prisão efetiva. Além disso, foi ordenado notificar a vítima do processo nº 1568 e a ONG “Gestión en Protección y Defensa de los Animales” sobre o cumprimento da condena, que se encerrará em 17 de setembro de 2027.

Uma sentença exemplar
A notícia foi celebrada nas redes sociais por várias organizações de proteção animal. A ONG “Alerta Galgos” expressou em seu perfil do Instagram:

“Graças à ação e sensibilidade do Tribunal Nº 2 e da Sra. Juíza responsável. Condenou a 2 anos e 7 meses o cidadão de Florencio Varela que, em julho do ano passado, os maus-tratos a animais, consistiam em introduzir um pau na garganta de seu cão pitbull após vários atos de crueldade.

A justiça aplicou quase o máximo da pena por maus-tratos a animais, mais a soma de outros delitos, possibilitando que a sentença fosse de prisão efetiva. Até setembro de 2027 estará na prisão. Obrigado a todos que nos acompanharam e mais uma vez confiaram. Denunciar, denunciar e nunca abandonar as causas!”.

Junto com essas palavras, a organização compartilhou imagens dos maus-tratos sofridos pelo pitbull naquele 21 de julho de 2024, evidenciando a crueldade do ato e a importância de continuar lutando pela proteção dos animais.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!