No Dia da Árvore, a Cidade de Buenos Aires plantará 650 árvores nativas na faixa do Riachuelo.

No âmbito do Dia da Árvore na Argentina, durante agosto, a Cidade de Buenos Aires realiza o plantio de 650 exemplares nativos no Caminho de Sirga do Riachuelo.

A atividade principal será realizada na sexta-feira, 29 de agosto, às 10 horas, com o maior plantio, que incluirá 500 árvores autóctones de espécies próprias da região. Entre elas, estão o palo amarillo, tamura, timbó colorado e ibapoí.

Além disso, durante o mês foram realizadas tarefas de limpeza, desmatamento e plantios menores em diferentes trechos do Caminho de Sirga, contribuindo para a restauração ambiental da área.

Uma jornada pela biodiversidade na Reserva Ecológica Lago Lugano

reflorestamento com árvores nativas O reflorestamento contra as mudanças climáticas.

A jornada terá início na Reserva Ecológica Lago Lugano, onde será ministrada uma palestra sobre biodiversidade e história do Riachuelo. Em seguida, os participantes serão transferidos para a área de plantio para dar continuidade ao reflorestamento.

As espécies selecionadas são provenientes do viveiro do Centro de Informação e Formação Ambiental (CIFA) da Agência de Proteção Ambiental (APrA). A iniciativa faz parte da política pública de reflorestamento do Caminho de Sirga, que visa restaurar as margens costeiras e gerar corredores biológicos que favoreçam o desenvolvimento da flora e fauna nativa.

A escolha da área também desempenha um papel estratégico: funciona como barreira de amortecimento da Reserva Ecológica Lago Lugano, já que a fronteira arbórea impede a propagação de espécies exóticas.

Reflorestamento: um trabalho articulado

Participam do plantio diferentes organismos do Governo da Cidade, incluindo:

  • Subsecretaria de Meio Ambiente, através da Direção Geral de Áreas de Conservação

  • Agência de Proteção Ambiental (APrA) junto com a Direção Geral de Controle Ambiental

  • Direção Geral de Participação Cidadã

  • Direção Geral de Governança Metropolitana

  • Direção Geral de Trânsito

  • Direção Geral de Limpeza

Os moradores que quiserem participar podem se inscrever através deste formulario.

Como é o Caminho de Sirga. (Foto: GCBA). Como é o Caminho de Sirga. (Foto: GCBA).

O viveiro CIFA e sua contribuição para a biodiversidade urbana

O viveiro do CIFA, localizado em Villa Soldati, produz espécies herbáceas, subarbustivas, arbustivas e arbóreas da região bonaerense.

Seu objetivo é recuperar espaços degradados, reforçar populações vegetais e consolidar corredores biológicos nos principais nós de biodiversidade da Cidade, como áreas protegidas e grandes parques.

O trabalho do CIFA inclui desde levantamentos de campo e elaboração de documentos técnicos, até a produção de infraestrutura verde autóctone, alinhada com a agenda ambiental 2030/2050.

Também desenvolve ações de capacitação e divulgação sobre biodiversidade urbana, fundamentais para promover o cuidado do ambiente na Cidade de Buenos Aires.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

YPF Luz impacta mais de 8.000 beneficiários com iniciativas de educação, meio ambiente e melhoria de infraestruturas

YPF Luz continua impulsionando seu Plano de Investimento Social...

Earthships: casas sustentáveis construídas com pneus que mantêm 20°C o ano todo sem aquecimento

As Earthships são casas sustentáveis criadas pelo arquiteto americano...

Electro Rota Reservas Nacionais: desafios e aprendizados de percorrer o Chile em um veículo elétrico

O fotógrafo e explorador Benjamín Valenzuela está percorrendo as...

San Vicente fortalece a produção local e o desenvolvimento sustentável com uma nova jornada do programa Horta Bonaerense

Nicolás Mantegazza liderou uma capacitação sobre cooperativismo para estudantes...