Pesquisadores chilenos desenvolveram uma nova variedade de arroz que consome metade da água em comparação com o tradicional.
Batizada de Jaspe Flar, essa variedade representa um avanço significativo não apenas em termos de genética vegetal, mas também em prol da sustentabilidade.
Como é a nova variedade de arroz
Cientistas do IICA e do INIA desenvolveram técnicas genéticas para tornar a planta de arroz mais resistente às mudanças climáticas e mais eficiente no uso da água.
Isso reduziu o consumo de água de 23.000 para 12.000 metros cúbicos por hectare.
Este tipo de arroz consome metade da água.
As características:
- Não requer inundação
- Reduz o consumo de água em 50%
- Ciclo curto: um mês a menos que variedades comerciais
- Maior flexibilidade no plantio e adaptação às mudanças climáticas
- Alto rendimento: até 10 t/ha com irrigação por gotejamento.
- Menor emissão de metano: agricultura mais sustentável
- Está em fase de multiplicação
O impacto de Jaspe Flar
A variedade de arroz Jaspe Flar representa um avanço significativo para a agricultura local. Foi desenvolvida após 12 anos de pesquisa pelo Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), em colaboração com o Fondo Latinoamericano de Arroz Bajo Riego (FLAR) e a indústria nacional Carozzi-Tucapel.
Essa variedade se adapta às novas condições climáticas com menos água e maior eficiência.
Em condições de irrigação por gotejamento, apresentou, segundo relatos, rendimentos de até 10 toneladas por hectare. Além disso, ao ser cultivada sem inundação, consegue-se uma redução nas emissões de metano, um dos principais gases de efeito estufa associados à produção de arroz.
Segurança alimentar
Esse fator torna essa variedade uma opção-chave para uma agricultura com baixa emissão de carbono.
Além disso, essa variedade demonstra que a inovação na agricultura é fundamental para garantir a segurança alimentar sem comprometer os recursos naturais. Com sua próxima disponibilidade para os produtores, Jaspe Flar se destaca como um modelo de produção eficiente, adaptável e respeitoso com o meio ambiente.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!