Diagnóstico de doença celíaca: pesquisadores de Rosário desenvolvem um método único.

Más leídas

O diagnóstico da doença celíaca muitas vezes costuma ser complexo, apesar de uma em cada 100 pessoas na Argentina ter essa condição. Uma grande notícia, nesse sentido, veio das mãos de cientistas de Rosario.

Uma equipe do Laboratório Misto de Doença Celíaca da Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas da UNR e do serviço de Gastroenterologia do Hospital Centenário, desenvolveu um método único para identificá-la de forma rápida.

A importância do diagnóstico da doença celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune que ocorre quando o consumo de glúten desencadeia sintomas como dor abdominal, inflamação, diarreia, gases e perda de peso.

Diagnóstico da doença celíaca. Diagnóstico da doença celíaca.

Além disso, pode causar anemia, osteoporose e até dificuldades para engravidar.

Nem todas as pessoas experimentam a totalidade dos sintomas e esse é um dos desafios que o diagnóstico apresenta.

Neste contexto, esta equipe de cientistas criou uma ferramenta diagnóstica que permite identificar de forma rápida e assertiva os pacientes com essa condição. O método, que é oferecido gratuitamente, é único no país.

O método inovador

O laboratório depende da faculdade e é responsável por “desenvolver metodologias e técnicas avançadas em relação à doença celíaca”. Eles fazem isso com a colaboração da Acela, a associação de assistência ao celíaco da Argentina.

A nova ferramenta, que recebeu uma distinção no Simpósio Latino-Americano de Doença Celíaca, é chamada Linfograma Intraepitelial.

“O estudo foi subsidiado e aprovado pela Agência Nacional de Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por meio do Fundo para Pesquisa Científica e Tecnológica”, detalhou ao La Capital Fabián Pelusa, diretor do grupo de pesquisadores.

O bioquímico explicou que existem situações em que os sintomas do paciente, as análises de sangue e até a videoendoscopia não são conclusivos em relação ao diagnóstico.

“Uma das características da doença é que a pessoa tem linfócitos intraepiteliais aumentados, que podem estar presentes em qualquer processo inflamatório, mas na celíaca têm características especiais”, acrescentou Pelusa.

A importância de diagnosticar a doença celíaca. A importância de diagnosticar a doença celíaca.

A equipe de pesquisadores por trás do desenvolvimento

Junto com Pelusa, trabalharam Eleonora Pezzarini, Cecilia Basiglio, Malén Hernández e Lautaro Pretto.

Além disso, também participou o serviço de Gastroenterologia do Hospital Provincial do Centenário, sob a responsabilidade do Dr. Fernando Bessone; a responsável pelo Consultório de Doença Celíaca, Agustina Rodil, e a anatomopatologista María de Luján Corbo.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

As termas do fim do mundo voltam a funcionar na Terra do Fogo.

O Município de Tolhuin iniciou uma operação de desocupação nas Termas del Río Valdez, conhecidas como as do Fim...

Noticias relacionadas