Encontradas 71 baleias mortas na Península Valdés

Más leídas

Mais de 70 baleias mortas foram encontradas nas costas da Península Valdés, em Chubut, o que gerou alarme entre as autoridades provinciais devido ao aumento no número de mamíferos marinhos mortos nos últimos anos.

Até o momento, em 2024 foram confirmadas 71 baleias mortas, o dobro das relatadas no ano passado, quando foram informados 30 casos. Este incremento preocupa os especialistas, que buscam entender as causas dessas mortes.

Este ano, foi anunciado que Chubut registrou uma maior quantidade de baleias Franca Austral, com mais de 1.500 exemplares. No entanto, essa notícia foi ofuscada pela alarmante e surpreendente quantidade de mortes.

Embora a causa dessas aparições ainda não tenha sido confirmada, Gabriela Bellazzi, presidente do Conselho Deliberativo de Puerto Pirâmides, sugeriu que poderia estar relacionada a uma toxina natural conhecida como maré vermelha, levando em consideração os antecedentes dos anos anteriores.

Pode ser a Maré Vermelha o que provoca as baleias mortas?

“São florações algais nocivas, que geram substâncias naturalmente tóxicas. Quando essas substâncias atingem certas concentrações, podem causar problemas de saúde em alguns animais, e até mesmo em pessoas,” explicou.

Por essa razão, Bellazzi pede aos moradores e turistas que não se aproximem das baleias encalhadas para evitar problemas de saúde.

Além disso, a aparição dos restos dos mamíferos marinhos nas costas gerou várias denúncias devido aos cheiros nauseabundos que emanam após ficarem presos.

As autoridades pedem às pessoas que não se aproximem dos cadáveres para evitar contágio por diferentes doenças.

Últimas noticias

A seca extrema na Amazônia afeta mais de 420.000 crianças, relata a Unicef.

A seca extrema na Amazônia afeta mais de 420.000 crianças, principalmente de comunidades indígenas no Brasil, Peru e Colômbia,...

Noticias relacionadas