Numa operação de controle na rota em San Luis, o pessoal da Gendarmería capturou um veículo que transportava peixes sem refrigeração.
A carga, de cerca de 70 exemplares, era proveniente da província de Santa Fe. Eles continham espécies de rio, como dourados, surubins, pacus e sáveis, sem nenhum tipo de habilitação.
Transportavam uma carga de peixes sem refrigeração e foram detidos
Isso aconteceu na Rota Nacional N°7. O pessoal da Seção de Segurança Viária “La Punta” da Gendarmería Nacional interceptou um veículo que transportava uma carga de 70 peixes sem cumprir as normas vigentes.
Os peixes apreendidos em San Luis. (Foto: Gendarmería).[/caption>
Segundo as informações, a caminhonete vinha de Santa Fe e seu destino final era a cidade de San Luis. Eles a pararam para inspeção e, durante o procedimento, detectaram várias sacolas que exalavam um forte odor.
Ao examiná-las, os gendarmes confirmaram que continham espécies de rio, como dourados, surubins, pacus e sáveis, sem nenhum tipo de habilitação ou documentação que respaldasse seu transporte.
Além disso, segundo as autoridades, a mercadoria não respeitava a cadeia de frio necessária, infringindo a Lei de Controle Sanitário Animal (N° IX-0559-2007).
Diante dessa irregularidade, a Brigada Ambiental de San Luis, juntamente com a área de Controle Sanitário e Fiscal da Província, avançaram com a apreensão e posterior inutilização dos produtos para garantir a segurança alimentar.
Mais de duas toneladas de peixe ilegal em Entre Ríos
Este caso não foi o único relatado em termos sanitários nos últimos dias. Durante um patrulhamento de rotina no rio Uruguai, membros da Prefectura Naval Argentina (PNA) apreenderam mais de duas toneladas de peixe capturado ilegalmente.
Isso ocorreu em um procedimento realizado na localidade de Villa Paranacito, província de Entre Ríos.
Segundo relatos, o pessoal da força detectou uma embarcação que realizava atividades de pesca fora do horário permitido e com armazenamento não autorizado. A carga apreendida tem um valor estimado superior a $ 7 milhões.
O procedimento contou com a intervenção da Direção de Fiscalização provincial, em conformidade com a Lei de Pesca de Entre Ríos e resoluções complementares que proíbem expressamente a pesca noturna, uma prática que ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na região.