Num mundo desafiador, a empresa reforça a inovação tecnológica baseando sua estratégia de sustentabilidade impulsionando programas de transformação focados na inovação e na criação de valor em seus negócios e prioriza cinco eixos de ação.
Newsan, o grupo líder na Argentina na fabricação, importação, comercialização e distribuição de produtos de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos, trabalhou no ano passado na análise e integração de processos e práticas para fortalecer e renovar sua estratégia de inovação tecnológica baseada em sustentabilidade, tendo como base a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e as tendências globais.
A estratégia de sustentabilidade com inovação tecnológica da empresa é um roteiro que guia a gestão responsável e transparente das unidades de negócio baseada em cinco eixos de ação prioritários: Governança; Gestão da Cadeia de Valor; Bem-estar das Pessoas; Ação Climática e Desenvolvimento da Comunidade com foco em Newsan IN, o negócio de triplo impacto da empresa baseado na economia circular e social, a economia do conhecimento e a gestão do investimento social.
“Iniciamos este caminho com uma análise abrangente de nossas práticas em todas as localidades com o objetivo de potencializar a inovação tecnológica e a cultura empreendedora em cada novo projeto”, afirmou Luis Galli, Ceo da Newsan.
“Estamos convencidos de que a sustentabilidade é um pilar fundamental do sucesso empresarial”, afirmou Marcela Cominelli, Gerente Sênior de Legais, Assuntos Públicos e Sustentabilidade. “Por isso, integramos critérios ASG (Ambiente, Social e Governança) em todas as nossas operações e trabalhamos para criar valor compartilhado para todos os nossos stakeholders”.
Um dos marcos na gestão foi o fortalecimento do Gen Digital. Com mais de 150 iniciativas e projetos digitais, a Newsan fomentou o trabalho colaborativo através de uma agenda comum. “A transformação digital nos permitiu alcançar resultados significativos graças à automação e à adoção da inovação tecnológica“, afirmou Galli. Assim, fortalecemos nosso Gen Digital não apenas nas operações, mas também nas equipes internas e nas comunidades onde atuamos.
Foi aprofundada a transformação da experiência de trabalho para promover o bem-estar, a diversidade e a inclusão nos espaços de trabalho e gerar valor para as mais de 9.000 pessoas que compõem as equipes. Trabalhou-se com treinamentos e protocolos de erradicação e prevenção de violências, bem como na ampliação do modelo de negócio de triplo impacto Newsan IN, para impulsionar a empregabilidade e a formação em ofícios nas comunidades, com equipes de mais de 100 pessoas nas unidades produtivas e de vendas. Um dos objetivos é o desenvolvimento de habilidades técnicas dos jovens e despertar o interesse e as habilidades STEM: tecnologia, eletrônica, programação, matemática e impressão 3D.
Outro eixo importante para a Newsan é a economia do conhecimento. A empresa integra seus avanços tecnológicos com a formação e aprendizagem de ferramentas para o futuro. Com mais de 65.000 horas de treinamento interno e 1.200 estudantes nas Olimpíadas Newsan, contribuiu-se para a capacitação e o desenvolvimento de oportunidades, bem como para a busca e criação de soluções sustentáveis para os negócios e as comunidades.
Gestão Ambiental com inovação tecnológica
A empresa opera na Tierra del Fuego no âmbito de múltiplas normativas ambientais que promovem o tratamento e reciclagem de resíduos e materiais, como a Lei Ambiental de Tierra del Fuego, a Lei Provincial 105 de Resíduos Perigosos, a Lei de Orçamentos Mínimos sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e a Resolução 258/21 de Operadores de Resíduos Valorizáveis, entre outras. Desenvolveu-se um procedimento formal para a classificação, armazenamento, tratamento e disposição final de materiais e resíduos, focado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem.
Nas linhas produtivas de condicionadores de ar, utiliza-se 20% de insumos reciclados, correspondentes à defesa de produto e reutilização de caixas ou mockup.
Conseguiu-se reciclar 89% dos resíduos perigosos e não perigosos, incluindo materiais como papelão, plástico, chapa e alumínio.
Comparativamente com 2022, houve uma redução de 37% dos resíduos destinados à disposição final em Ushuaia. Sob a abordagem Newsan IN, mais de 74.300 unidades e produtos foram recondicionados desde o início do programa, em 2016, e 9.056 somente em 2023. Alcançou-se uma taxa de recuperação de 60% mais 16.000 quilos de sucata recondicionada, e mais de 200.000 quilos foram geridos de forma responsável desde o início do programa.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!