O projeto endossado pela UNESCO que transforma a educação ambiental e o cuidado da água na Argentina.

Um importante programa de educação ambiental com impacto nacional transforma há anos o ensino sobre recursos hídricos na Argentina.

Trata-se do Projeto WET, o programa de educação hídrica apoiado pela UNESCO e implementado no país pela Associação de Amigos da Patagônia (AAP).

Desde 2004, a proposta já capacitou 62.797 alunos, professores e moradores em cinco províncias, alcançando 197 escolas do país.

O que é o Projeto WET de educação ambiental

A metodologia do projeto apoiado pela AAP e pelo Programa Hidrológico Internacional baseia-se em atividades lúdico-participativas com a sociedade.

Estas buscam facilitar a compreensão de questões ambientais relacionadas com a água para educar a respeito.

Em 2014, o Ministério da Educação da Nação Argentina declarou o programa de interesse educativo.

Este reconhecimento oficial permitiu consolidar sua presença em instituições de todo o país através de um guia de ferramentas específico para educadores.

A Associação de Amigos da Patagônia atua como representante oficial do programa internacional da UNESCO.

Deste modo, o objetivo geral do Projeto WET é a formação de educadores.

Este busca gerar uma mudança de consciência desde a infância e em todas as idades sobre a aproveitamento sustentável da água.

O programa aposta em reforçar o espírito, a consciência e o conhecimento sobre os recursos hídricos da região.

Também promove seu manejo adequado nas comunidades locais.

As capacitações estão orientadas tanto a educadores formais como não formais.

Isto inclui professores de escolas e facilitadores de centros comunitários.

Os objetivos do Projeto WET de educação ambiental

O Projeto WET estabelece objetivos concretos para a educação ambiental hídrica:

  • Proporcionar e promover a conscientização, o apreço, o conhecimento e o cuidado do recurso através do desenvolvimento de propostas didáticas para educadores formais e não formais.
  • Melhorar o conhecimento sobre a água e as formas adequadas para sua gestão integrada, mediante uma estratégia de educação contínua.
  • Conhecer o funcionamento do ciclo da água como base para sustentar as ações que permitam a gestão e preservação dos recursos hídricos.
  • Reconhecer a importância da água, sua disponibilidade, sua demanda e sua relação com os demais recursos naturais.
  • Experimentar as formas como a água é usada e aproveitada.
  • Promover atitudes positivas para evitar o deterioração do recurso e do ambiente, assim como mitigar o impacto negativo dos fenômenos hidrometeorológicos extremos que afetam as comunidades.

Além disso, a proposta didática do Projeto WET é lúdica e participativa.

Este visa despertar o interesse através do jogo e do dinamismo em alunos e professores.

O programa fornece informações sobre os princípios científicos que sustentam os recursos hídricos no planeta.

Também especifica a situação do recurso na Argentina e a necessidade de sua gestão integral.

Os três eixos temáticos fundamentais do projeto WET

O conteúdo educativo é organizado em três eixos temáticos principais que estruturam o ensino sobre a água.

Reconhecendo a Água“, que se concentra nas propriedades da água e nos processos do ciclo hidrológico.

Este aborda as relações entre atmosfera, geosfera, biosfera e a água como recurso natural.

O nome deve-se ao fato de as pessoas precisarem “re-conhecer” o recurso em primeiro lugar.

Água, Vida e Saúde“, que gera consciência sobre o valor da água como elemento vital.

Inclui a manutenção de ecossist

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

O Senado deu meia sanção à reforma da Lei de Glaciares: Greenpeace adverte que a água de milhões está em risco

Esta quinta-feira, após o Senado dar meia sanção ao...

Protestos contra o uso de pele animal se intensificam na Semana da Moda de Milão: as reivindicações

Os protestos contra o uso da pele animal na...

Reforma da Lei de Geleiras: a análise artigo por artigo de 30 ONGs que revela como o projeto favorece a mineração

Mais de 30 organizações sociais e ambientais analisaram artigo...